quinta-feira, 13 de julho de 2017

Secretário Braga visita obras dos núcleos de lazer e esporte Jardim Helena e Itaim Biacica

Secretário Benedito Braga e superintendente Ricardo Borsari visitam obras do Núcleo Itaim Biacica (Fotos: GRuiz - Comunicação SSRH)

O secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, e o superintendente do DAEE, Ricardo Borsari, visitaram hoje – 12/julho – as obras de construção dos Núcleos de Lazer, Cultura e Esporte do Jardim Helena e Jardim Itaim Biacica. O Governo do Estado está investindo R$ 37,2 milhões na implantação dos núcleos que atenderão os moradores da zona leste da cidade de São Paulo, e a previsão é concluir o núcleo Itaim Biacica em outubro deste ano; e o núcleo Jardim Helena em 2018. “Gostei muito das obras”, declarou o Secretário Benedito Braga. “Os parques são um espaço que a população vai utilizar para lazer e, eventualmente, por serviços oferecidos pelo Governo do Estado e Município. Serão espaços para exercício de cidadania”.
“O objetivo ao implantarmos estes núcleos”, destaca Ricardo Borsari, “é contribuir para minimizar os efeitos da ocupação desordenada e dos consequentes problemas ambientais, urbanísticos e sociais, além do controle de enchentes nas zonas urbanas”.

NÚCLEO ITAIM BIACICA
Localizado na Estrada da Biacica, 756 – Bairro Itaim Paulista, Distrito Jardim Helena, o núcleo Itaim Biacica contará com um campo de futebol society, duas quadras poliesportivas, sala para educação ambiental, academia e salas para atividades da terceira idade, biblioteca, oficina de leitura e prosa, playground, 16 churrasqueiras, lanchonete, posto da guarda civil municipal, vestiários, trilhas, estacionamentos, além de instalações administrativas e de manutenção. O local foi escolhido por estar próximo à Estação Itaim Paulista da Linha 12 - Safira da CPTM e ao Viaduto Carlito Maia, no município de São Paulo, permitindo boa acessibilidade.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO
O centro de educação ambiental do núcleo Itaim Biacica será instalado na antiga sede da fazenda Biacica, um casarão com arquitetura luso-brasileira, onde, segundo registros históricos, a Ordem de Nossa Senhora do Carmo teria mantido uma capela construída no século XVII. Na porta principal, de três metros de altura em madeira de lei, é possível ver a data de 1682 gravada no alto. No século passado, quando pertencia à família Fontoura, o imóvel ganhou novos cômodos ao redor e uma varanda na frente, onde ficam dois painéis com desenhos em azulejos portugueses. Neles, estão representadas a chegada dos portugueses em São Paulo em 1532 e a catequização dos índios pelos jesuítas em 1554. A obra é datada do ano de 1952.O conjunto foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 1994, medida que havia sido sugerida pelo escritor Mário de Andrade em 1937, quando a visitou como técnico do IPHAN. O projeto em andamento prevê a sua restauração.

NÚCLEO JARDIM HELENA
O núcleo Jardim Helena está localizado em uma área com 244 mil metros quadrados na rua Pedro de Sousa Portugal com Av. Kumaki Aoki – Distrito Jardim Helena, próximo à Praça Craveiro do Campo e a 2 quilômetros da Estação Jardim Helena/Vila Mara, da Linha 12 - Safira da CPTM, no município de São Paulo. Este núcleo contará com 3 campos de futebol, 4 quadras poliesportivas, pista de skate com 1,2 mil metros quadrados, playground, 6 churrasqueiras, lanchonetes, salas para atividades da terceira idade, biblioteca, espaços para música popular, música clássica, dança/capoeira, artes visuais, loja, livraria, auditório, cinema, seminários, museu e exposições, telecentro, palco de shows, playground, 6 churrasqueiras, lanchonete, posto da guarda civil municipal, vestiários, trilhas, estacionamentos, além de instalações administrativas e de manutenção. O projeto prevê também o plantio de 665 árvores de espécies nativas da Mata Atlântica e 115 mil metros quadrados de grama.