terça-feira, 28 de novembro de 2017
 
     
 
Secretário Benedito Braga realiza a palestra de abertura do Seminário Água e Saúde
 
     
 
 
 
Benedito Braga falou da importância dos serviços de abastecimento de água e saneamento para a saúde (Foto: GRuiz - SSRH)
 
     
 
O secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (SSRH), Benedito Braga, realizou ontem a palestra de abertura do Seminário Água e Saúde, realizado no Sesc Belenzinho, na capital paulista. Na palestra, Braga, que também é presidente do Conselho Mundial da Água, falou sobre a conexão direta e fundamental entre os serviços de abastecimento de água e saneamento com a saúde. Destacou também a importância do Fórum Mundial da Água, que acontecerá no Brasil em 2018 e que é promovido pelo Conselho Mundial da Água.
Em relação aos recursos hídricos, Braga lembrou em sua palestra que apenas 0,007% da água do planeta é doce, disponível, renovável e sustentável, o que torna o cuidado com o seu uso ainda mais importante. Na questão da saúde, o secretário destacou que estudos apontam que a cada U$ 1 investido em saneamento, são poupados U$ 4 ou mais na área da saúde. Por fim, Braga convidou a todos os participantes do evento a levaram os debates do Seminário para o Fórum Mundial da Água, que acontecerá em março de 2018 em Brasília.
 
Seminário
O Seminário Água e Saúde é uma iniciativa conjunta do Centro de Vigilância Sanitária, Faculdade de Saúde Pública da USP, Instituto de Estudos Avançados da USP, Comitê Permanente para Gestão Integrada da Qualidade da Água, Secretaria de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado de São Paulo e Serviço Social do Comércio (Sesc-SP) com apoio de outras entidades de inserção no tema.
Ao longo dos sete anos de existência, o evento consolida-se como fórum de excelência em São Paulo para divulgar e promover o debate dos avanços e desafios relacionados à água que a sociedade consome. O seminário segue até amanhã (29/11) no Sesc Belenzinho.
 
Desenvolvimento Sustentável
No dia 30/11, também no Sesc Belenzinho, a SSRH, a Universidade de Saúde Pública da USP, a UN-HABITAT e a UNU-FLORES vão realizar um evento internacional para debater a questão da água de reúso à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O objetivo do encontro será debater a construção da capacidade regional para monitorar o reúso da água visando a sustentabilidade. Virão ao Brasil para participar das discussões especialistas da UN-Habitat e UNU-Flores, órgãos ligados à ONU. O evento acontecerá das10h às 18h.
 
Mais informações sobre o Seminário Água e Saúde:
http://www.cvs.saude.sp.gov.br/up/7%C2%BA%20SEMIN%C3%81RIO%20ESTADUAL%20%C3%81GUA%20E%20SA%C3%9ADE.pdf
 
Mais informações sobre o 8º Fórum Mundial da Água: http://www.worldwaterforum8.org.

 
     
  Share on FacebookTweetShare on Google+Post to TumblrShare on LinkedInSend email
Mais notícias