quinta-feira, 14 de dezembro de 2017
 
     
 
DAEE recebe propostas para construção de barragens
 
     
 
 
 
 
     
 

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) abriu hoje as propostas para construção das barragens de Pedreira no rio Jaguari, no município de Pedreira, e Duas Pontes, no rio Camanducaia, em Amparo. Os novos reservatórios serão construídos abaixo do complexo Cantareira e têm por objetivo criar uma reserva hídrica estratégica na bacia do Piracicaba, Capivari e Jundiaí que vai permitir aprimorar a operação do Sistema Cantareira, especialmente nas épocas de estiagem.

 

São dois processos de licitação. Um para cada barragem. As empresas interessadas apresentaram 17 propostas para construção da barragem de Duas Pontes e 18 propostas para a barragem de Pedreira.

 

O reservatório de Pedreira ocupará uma área de 4,3 quilômetros quadrados, terá capacidade para acumular 31,9 milhões de metros cúbicos de água e vai permitir uma vazão regularizada de 8,5 mil litros de água por segundo.

 

O reservatório Duas Pontes deverá ocupar uma área de 8,8 quilômetros quadrados, terá capacidade para 53,4 milhões de metros cúbicos e vai permitir uma vazão regularizada de 8,7 mil litros de água por segundo.

 

O conjunto vai beneficiar diretamente a mais de 5,5 milhões de habitantes em 22 municípios da região: Amparo, Americana, Arthur Nogueira, Campinas, Campo Limpo, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jundiaí, Limeira, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Piracicaba, Sumaré, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo.


     
  Share on FacebookTweetShare on Google+Post to TumblrShare on LinkedInSend email
Mais notícias