quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Alckmin libera recursos para abastecimento de água de Aramina, Engenheiro Coelho e Ocauçu

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta quarta-feira (20/12) convênios para a liberação de recursos no valor de R$ 1,21 milhão de reais para os municípios de Aramina, Engenheiro Coelho e Ocauçu, visando melhorias nos sistemas de abastecimento de água potável. A cerimônia de assinatura, que ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, contou com a presença do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, do superintendente do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Ricardo Borsari, e dos prefeitos municipais Dalva Aparecida Pierazo Rodrigues (Aramina), Pedro Franco de Oliveira (Engenheiro Coelho) e Alessandra Marana (Ocauçu).

Para o município de Aramina serão repassados R$ 270 mil, para a aquisição e substituição de 2 mil hidrômetros e cavaletes, beneficiando cerca de 6 mil habitantes. O município de Engenheiro Coelho receberá R$ 540 mil para a aquisição e montagem de reservatório metálico, com capacidade de 100 metros cúbicos (100 mil litros) e perfuração de um poço profundo, com aquisição e instalação de conjunto moto-bomba e quadro elétrico, no complexo empresarial do município. Serão beneficiados aproximadamente 2.500 usuários. A previsão é de que as duas obras sejam iniciadas até o final do primeiro trimestre de 2018 e concluídas até o final do ano.

Sanebase

Os recursos para Aramina e Engenheiro Coelho são transferidos pelo Programa Sanebase, do Governo Estadual, que oferece apoio para execução de obras e serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Os valores, não reembolsáveis, são liberados mediante convênios celebrados através da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos com os municípios que operam diretamente seus sistemas de água e esgoto ou por intermédio de autarquias municipais.

Em julho de 2017, a SSRH assinou cinco convênios através do Sanebase com os seguintes municípios: Cosmorama (perfuração de poço tubular profundo), Cordeirópolis (aquisição e instalação de reservatório), Itaju (perfuração de poço tubular profundo), Pacaembu (substituição de 14.401 metros de rede de distribuição) e São José do Rio Pardo (construção de reservatório). Os recursos repassados pelo Estado para estes cinco municípios somaram R$ 3,050 milhões, beneficiando cerca de 29.800 habitantes. Somados aos dois convênios celebrados hoje, totalizam o repasse de R$ 3,86 milhões, atendendo uma população de 38.300 habitantes, contribuindo para a melhoria das condições de saúde e da qualidade de vida dessa população e para a universalização dos serviços de saneamento básico no Estado de São Paulo.

Além destes convênios novos do Sanebase, foram ainda assinados este ano seis termos de aditamento para a conclusão do objeto com os municípios de Iracemápolis, São José da Bela Vista, Dois Córregos, Itapira, Ourinhos e Pirassununga, garantindo que as obras sejam concluídas, permitindo que cerca de 121 mil habitantes continuem sendo beneficiados pelo programa.

Ocauçu

Para o município de Ocauçu, foi assinado convênio através do DAEE celebrando o repasse de R$ 400 mil. Os recursos serão utilizados para a perfuração de um poço tubular profundo para abastecimento de água e um reservatório metálico. O novo poço terá 400 metros de profundidade e capacidade para captar 25 mil litros/hora de água do aquífero Serra Geral. O convênio prevê ainda a construção de um reservatório metálico com capacidade para 100 mil litros de água. O conjunto vai fortalecer o sistema de abastecimento público do município, beneficiando cerca de 4,5 mil moradores. As obras serão realizadas pela Prefeitura.