segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Nova ETE para Cerqueira César

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) entregou no dia 22 de outubro a Estação de Tratamento de Esgotos de Cerqueira César. A obra faz parte do programa Água Limpa e representou um investimento de R$ 10,7 milhões. Localizada da estrada vicinal do bairro Três Ranchos, a 6 quilômetros da Prefeitura Municipal, a ETE tem capacidade para tratar o esgoto de 100% da cidade, beneficiando mais de 31 mil moradores, população prevista para 2030. Estiveram presentes ao evento Ricardo Borsari, secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, o superintendente do DAEE, Francisco Loducca, e João César Queiroz Prado, diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, além de funcionários do DAEE e autoridades regionais.

A ETE de Cerqueira César é composta um tanque de tratamento preliminar, duas lagoas anaeróbias, duas lagoas facultativas, tanque de contato e sistema de desinfecção por hipoclorito. A obra inclui 6,1 mil metros de coletor tronco, uma estação elevatória com capacidade para 85 litros/segundo; 2,35 mil metros de linha de recalque e 285 metros de emissário final de efluente tratado. A ETE permite a retirada de aproximadamente 30 toneladas/mês de carga orgânica proveniente do esgoto doméstico de Cerqueira César lançado “in natura” no córrego Três Ranchos, revitalizando a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.

O Programa Água Limpa foi criado em 2005, por meio de uma ação conjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, DAEE e Secretaria da Saúde, com objetivo de implantar sistemas de tratamento de esgotos em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela SABESP. O programa já investiu R$ 360 milhões na construção de 113 ETEs em 108 municípios, beneficiando mais de 1,7 milhão de habitantes. Atualmente, o DAEE está investindo R$ 195 milhões na construção de ETEs em 12 municípios, que vão tratar os esgotos de mais de 430 mil habitantes.